Mapa da Transformação

A diretoria de um Conglomerado Comercial, líder em seu segmento, com ações nas áreas de serviço e industrial, buscava um modelo próprio para maximizar a sinergia, e que possibilitasse o acompanhamento e a ordenação do uso de recursos e oportunidades. Desenvolvemos uma metodologia de Mapa Estratégico, que envolveu todos os níveis da Alta Administração, disseminando o programa por toda a Organização. A prática do modelo levou o Conglomerado a rever algumas estratégias de negócio, sua estrutura organizacional, a transferência física da holding e o alongamento de sua atuação com a criação de lojas no exterior.  Ao final do primeiro exercício, o faturamento cresceu cerca de 20%.

Preparação de Executivos

A pedido de um Conglomerado Nacional da área da comunicação, líder em seu mercado, desenvolvemos um processo de treinamento que permitiu sensibilizar os participantes, altos executivos, para uma mudança de hábitos e atitudes (postura), além de dotá-los de técnicas para adquirirem visão generalista e atuação multifuncional, condições estas tão exigidas atualmente. O resultado foi de tal ordem, que se estendeu a todos os níveis de chefia.

Cultura Organizacional

Desenvolvemos um estudo de avaliação do clima organizacional que possibilitou a identificação de pontos vulneráveis e de oportunidades de melhoria.  Com base nos resultados obtidos, construímos um plano de ação que contemplava  treinamentos específicos (tema e público) e ações “ON THE JOB” (implementação das oportunidades de melhoria levantadas). Já nos primeiros meses de trabalho, o processo de treinamento e a implementação de ações simples, a baixíssimo custo, geraram resultados muito positivos.

Projeto Transferência

Assessoramos uma Multinacional com forte posicionamento na área de saúde, no seu processo de transferência (mudança física), redesenho/adequação da nova estrutura  organizacional. A metodologia utilizada (mobilização, capacitação e gerenciamento dos processos organizacionais) alinhou as variáveis Recursos Humanos X Recursos Materiais X Qualidade X Tempo X Estrutura Operacional aos objetivos estratégicos da Organização, fazendo com que hoje, ela seja uma Empresa orientada por processos e com um modelo de gestão por competência.

Processo Assessment

Uma Multinacional da área Farmacêutica, em processo de aquisição de outra empresa, solicitou-nos consultoria para o desenvolvimento de um projeto de Assessment Center, visando à identificação de altos potenciais, tomada de decisões quanto à projeção de carreiras e planejamento de desenvolvimento-treinamento. Nosso trabalho possibilitou que o processo da incorporação transcorresse de forma produtiva e adequada, de acordo com os interesses da Organização.

Empresa Orientada ao Cliente

Importante Empresa da área de cosméticos solicitou nossos serviços para ajudá-los a criar uma cultura voltada ao cliente. De início propusemos “ouvir a voz do cliente externo”, fazendo uma pesquisa de avaliação da qualidade de seus produtos e serviços, com amostra do público-alvo. Em seguida ministramos Seminários (sensibilização, educação e informação) para todos os níveis da Organização, visando definir os resultados da pesquisa e entendimento geral do que significa uma “Empresa Orientada ao Cliente” e seus quatro pilares básicos: Clientes, Pessoas, Processos e Liderança. A partir da etapa de treinamento, nosso objetivo principal foi alcançado. Todos na Organização entenderam que o “foco no cliente” é uma das principais  maneiras para se prosperar no mundo atual, implicando na criação e reformulação dos processos que contemplam essa direção.

Formação de Equipes de Alto Desempenho

Uma grande Empresa da indústria metalúrgica solicitou que implantássemos método para formação e desenvolvimento de “Equipes de Alto Desempenho”. Visando igualar a linguagem dos participantes, propusemos inicialmente a realização de Seminários (sensibilização e educação) sobre os fatores indispensáveis à formação e manutenção de equipes integradas, interdependentes e auto-geridas. Em uma 2ª fase, analisamos o perfil mental (características psicológicas) através de ferramentas específicas, visando remanejamento interno, pois pessoas com percepções diferentes (complementares) em um mesmo grupo têm maior chance de apresentarem soluções mais ricas do que equipes uniformizadas. Com isso, conseguimos melhor adequação do funcionário à função e conseqüentemente melhor rendimento. Criamos também, em uma 3ª etapa, referenciais de desempenho (indicadores) que possibilitaram uma melhoria significativa nos níveis de motivação, produtividade e idéias inovadoras.

Integração/ Administração de Conflitos

Produção e Marketing/vendas – Uma multinacional da  área Química, líder de mercado, vivia um processo clássico gerencial: o conflito de percepções entre as áreas de Produção e Marketing/Vendas. Chamados a intervir, desenvolvemos um processo de Terapia Organizacional, identificando os estilos pessoais do grupo Gerencial das áreas-chave, num trabalho de autoconhecimento. Depois, identificamos e priorizamos os pontos focais de percepção idêntica (que eram, como esperávamos, surpreendentemente mais importantes e numerosos). A partir  daí tornou-se simples encontrar as soluções adequadas para os pontos focais diferentes. Hoje a eficácia do binômio Produção e Vendas é um dos diferenciais de competitividade dessa empresa.

Treinamento-Gestão/Produtividade

Uma multinacional na área de cosméticos, líder de mercado, desejava capacitar e aprimorar seus Recursos Humanos. O modelo desenvolvido e implementado para atingir tal objetivo foi o que chamamos de “Processo de Educação Permanente”, realizado em três movimentos: Sensibilização: realização de Seminários específicos de educação e informação; Experimentação: realização de “laboratórios” que permitiram tangibilizar “On the job” os conceitos e padrões definidos na fase de Sensibilização; Acompanhamento: criação de mecanismo de monitoramento do processo de Educação Permanente, através de referenciais que nortearam ações preventivas e corretivas. O sucesso do processo mobilizou toda a Organização, gerando um crescimento de 15% em sua produtividade.

Modelos Mentais – adequação: pessoa, função e negócio (*)

Importante indústria de materiais termoplásticos solicitou-nos, como parte do “Processo de Educação Permanente” já em curso, a implantação do Programa de Desenvolvimento da Inteligência (PDI) no nível gerencial da Organização. Com este programa, do qual fazem parte as técnicas do Pensamento Lateral (pensamento criativo) e das “Dominâncias Cerebrais” (avaliação dos estilos preferenciais de pensamento), alcançamos com êxito os seguintes objetivos: Maximização do auto-conhecimento. Maior flexibilidade e capacidade para aceitar novas idéias. Maior amplitude da percepção de situações. Maior adaptabilidade da pessoa. Otimização do processo decisório. Incentivo  à   criatividade  e   geração  de   exercícios   para   otimização  da inteligência emocional.

Atendimento ao Cliente

Empresa do ramo de Telecomunicações, líder de mercado, requereu nossa atuação para auxiliá-los a otimizar o processo de comunicação do setor responsável pela prestação de serviços internos aos seus clientes. Primeiramente, realizamos pesquisa com amostra do nosso público-alvo (treinandos), objetivando maior adequação de nossa proposta de trabalho às necessidades dos participantes e aos objetivos da organização. Na 2ª etapa, ministramos Seminário específico para Atendimento aos Clientes, através do qual pudemos perceber várias oportunidades de melhoria. Com o processo de sensibilização (treinamento) já realizado e algumas oportunidades de melhoria implementadas, constatamos com base em referenciais previamente estabelecidos a elevação do patamar de atendimento para um nível considerado bom, elevando o padrão da situação anterior.

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