A Gestão de Pessoas e os Sistemas Integrados (SAP)

 em Arquivos

Contexto

Cada vez mais as Organizações têm se convencido da importância estratégica de ter todas as suas bases de informações unificadas e integradas para efeitos de tomada de decisão.

O que a experiência está mostrando, é que o sucesso da implantação de Sistemas Integrados, tais como o SAP  (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados),  depende fundamentalmente da aceitação da nova filosofia de trabalho pelas pessoas, que passam a ser os fatores críticos de sucesso. Pois a implantação de novos projetos ou tecnologias, sempre contemplou o impacto nos comportamentos, atitudes e sentimentos das pessoas envolvidas.  Dessa forma, trabalhar o aspecto humano da Gestão de Pessoas é parte integrante e essencial  de qualquer estratégia que pretenda ser bem sucedida. Para tanto, é necessário compatibilizar  e equalizar as mudanças tecnológicas / estruturais com as  comportamentais.

Fica a Dica!!!

A implantação de um Sistema Integrado (SAP) implica em grandes impactos culturais / organizacionais e que podem ser agrupados em duas dimensões: sistema humano e o sistema  tecnológico. Para assegurar o sucesso duradouro das mudanças e da organização, ambos os sistemas devem ser fortes. Qualquer outra combinação conduz inevitavelmente ao fracasso.

A filosofia de um Sistema Integrado (SAP), por se basear em processos e não em departamentos, obriga as Organizações a derrubar  suas “barreiras estruturais”, pois os conceitos departamentais de trabalho tornam-se obsoletos, na medida em que as pessoas começam a perceber nitidamente o impacto de cada parte do trabalho no todo do processo e passam a se adaptar  e  interagir em time (objetivo comum) com outras áreas da Organização. Ou seja,  um Sistema Integrado  como o SAP força as pessoas a conhecer todo o processo e a se envolver ativamente em cada fase do mesmo (consequente fortalecimento da visão sistêmica).

Por fim, sabe-se que  pessoas ao perceberem-se envolvidas e consequentemente valorizadas diante de qualquer processo de mudança organizacional, buscam comprometer-se com os resultados positivos, pois, acreditam que o seu desempenho  estará diretamente relacionado ao sucesso do negócio.

 

O que isso tem haver conosco ? é simples assim… As mudanças que ocorrem nas Organizações, durante a  implantação de um Sistema Integrado como o SAP, causam as mais diversas reações nas pessoas, desde o medo e ansiedade até entusiasmo. Portanto, o aspecto humano da mudança, é, no mínimo, tão importante quanto o aspecto técnico e, normalmente, é pouco contemplado. Os riscos em que as Organizações incorrem por causa dessa falha de gerenciamento e mobilização de pessoas, podem condenar todo o processo de implantação ao fracasso.

Nesse sentido, é necessário um esforço consciente das lideranças no que diz respeito a gestão de pessoas, gestão essa que começa com a integração  dos esforços de mobilização das pessoas  que estão sendo conduzidos paralelamente na organização e termina com a capacitação da organização para utilizar eficaz e eficientemente o novo sistema.

É importante ressaltar que a magnitude do envolvimento e comprometimento  das pessoas se deve não somente a implantação de um novo sistema, mas principalmente, a introdução de uma nova cultura de trabalho, com orientação processual e sistêmica, e que normalmente é bastante diferente da cultura existente até então nas Organizações.

A gestão da integrada da tecnologia aliada ao conhecimento do indivíduo, tem representado hoje, um grande diferencial competitivo para as organizações. Se por um lado a tecnologia agrega valor no sentido de fornecer as informações necessárias em tempo real, por outro, cabe ao indivíduo saber utilizar-se dessas informações para que o processo decisório da organização flua de acordo com a estratégia e  objetivos do negócio.

Podemos assim concluir que o desenvolvimento das habilidades e competências individuais é que farão com que as novas tecnologias sejam implementadas com sucesso em seu propósito. Há de se lembrar também, que os recursos humanos são mais complexos que os recursos tecnológicos, pois no caso, não basta apertar um botão ou ligar uma tomada. Pelo contrário, a viabilidade da tecnologia só é possível em virtude da vontade, mobilização e do comprometimento das lideranças e dos seus liderados.

Alinhada a esse contexto, a Factor  desenvolve processos, projetos  e  programas para capacitação e treinamento que qualificam as lideranças para atuarem eficazmente na implantação de Sistemas Integrados.

 

Quer saber mais? dê um click em nosso Portifólio: Soluções Educacionais: Lidando com Inovação e Mudanças / Processo  Desenvolvimento de Lideranças. 

Referências

  • Revista ESPM – Mudanças Culturais em uma implantação de Sistemas Integrados
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos voltar para você, o mais breve possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar